ISTo não é para velhos

A fraude viaja por e-mail 1

Posted in Uncategorized by rf on Julho 27, 2009

Recebi este e-mail:

ACTIMEL fornece ao organismo uma bactéria chamada L.CASEI. Esta substância é gerada normalmente por 98% dos organismos, mas quando é administrada externamente por um tempo prolongado, o corpo deixa de a fabricar e esquece-se’ que deve fazê-lo e como fazê-lo, sobretudo em pessoas menores de 14 anos. Na realidade, surgiu como um medicamento para essas poucas pessoas que não a fabricam, mas esse universo era tão pequeno que o medicamento se tornou não rentável; para o tornar
rentável, foi vendida a sua patente a empresas do sector alimentar.

A Secretaria Estado da Saúde (Espanha) obrigou a ACTIMEL a indicar na sua publicidade que o produto não deve ser consumido por um tempo prolongado; e cumpriram, no entanto de uma forma tão subtil que nenhum consumidor o percebe:

‘desafio actimel: tome durante 14 dias’

Se uma mãe decide completar a dieta com ACTIMEL, não recebe nenhum aviso sobre a sua inconveniência e não vê que pode estar a causar um dano importante ao futuro dos seus filhos ou ao seu devido às manipulações publicitarias da
multinacional DANONE para incrementar os seus benefícios, sem se importar com a saúde dos consumidores.

Por favor, passe esta mensagem.

Ana Margarida Pereira
Laboratório de Bioquímica e Bioenergética ( 3.31)
Departamento d e Química e Bioquímica (DQB)
Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT)
Campus Gambelas
Universidade do Algarve (UAlg)
Faro, Portugal

1. Bactérias não são “substâncias”;

2. Que eu saiba, o nosso corpo não produz bactérias, quanto muito aloja-as.

3. O desmentido da Danone está aqui.

4. O Diário Económico noticiou a fraude.

5. NÃO EXISTE nenhum “Laboratório de Bioquímica e Bioenergética” no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Confirmar aqui.

6. Também NÃO EXISTE uma tal de “Ana Margarida Pereira” nesse messmo departamento… Ver aqui.

Eu não sei se o Actimel é bom ou mau, pessoalmente desconfio de produtos que recorrem a palavreado científico desnecessariamente para projectar uma imagem de inovação e qualidade… O que sei é que a informação naquele e-mail é falsa.

Tagged with:

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. PO said, on Julho 27, 2009 at 9:30 pm

    Há uns tempos atrás recebi vários emails destes. O mais incrível é que me foram enviados por pessoas que até considero “inteligentes”….. :\

    ——-

    Caros amigos,

    Depois do sucesso da campanha de Páscoa, na qual a BlackBerry ofereceu centenas de telemóveis, resolvemos dar uma nova oportunidade a quem ainda não foi contemplado.
    A BlackBerry, em parceria com a Sapo, está a distribuir gratuitamente smartphones, adoptando uma estratégia de marketing similar à da Nokia.
    Com esta acção de marketing, a BlackBerry deseja aumentar a sua popularidade no mercado nacional.
    Por esse motivo, está a distribuir gratuitamente o novo modelo BlackBerry Curve 8310.
    Tudo o que é preciso fazer para se candidatar a receber este smartphone de oferta, é enviar uma cópia deste e-mail para 20 ( vinte ) conhecidos seus (emails obrigatoriamente válidos), enviando uma cópia ( com conhecimento ) do mesmo para o endereço de Email : blackberry_dp_markt@sapo.pt
    Após o dia 31 de Julho, você será contactado por email pela BlackBerry, a fim de recolher os seus dados pessoais para o envio do seu BlackBerry Curve 8310 de oferta.
    Se a mensagem for enviada para 50 (cinquenta) ou mais pessoas, você poderá receber o novo modelo topo de gama BlackBerry Bold 9000(oferta limitada às primeiras 500 pessoas).
    Em caso de ruptura de stock, apenas asseguramos BlackBerry Curve 8310.

    Boa Sorte!
    Luis Ferreira e Sousa
    Dep.Marketing
    http://www.blackberry.com/

    IMPORTANTE: Para que a sua participação seja validada, não se esqueça que terá que enviar o email, com conhecimento da BlackBerry.
    (enviando uma cópia do seu e-mail para o contacto blackberry_dp_markt@sapo.pt ).
    Após este processo, será contactado pelo departamento de Marketing da Blackberry.

    (Concurso autorizado pelo governo civil)


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

<span>%d</span> bloggers like this: