Principal-in-chief
Não consigo deixar de admirar este discurso de Obama. Mais do que isso, adoro esta abertura para o presidente de um país vir falar directamente aos estudantes numa escola e ser “apresentado” por um aluno… cá seria preciso cair o Carmo e a Trindade para que alguém se dirija directamente aos estudantes (ou até mesmo aos cidadãos em geral!) com um discurso sincero e directo.
E não percebo as críticas de que este era um discurso ideológico e politizado…
Talvez porque se comece a gerar, com mais ou menos justificação, uma certa percepção que Obama tem mais jeito para discursos que propriamente para medidas em concreto.
Há alguma impaciência e desilusão entre as camadas mais radicais que esperavam uma onda de mudança com a sua eleição. Claro que o avaliaram mal, essas camadas, mas ele como bom político não lhes suavizou as expectativas durante a campanha eleitoral.
Agora naturalmente é um pouco acusado de muita lábia e pouca acção.
Sim, talvez, não sei… penso que ainda é cedo para se dizer o que quer que seja… ainda assim, o que eu admiro é o facto de existir um discurso aos alunos, directo, pessoal e num tom que é bem provável que tenha ressoado nalgumas cabeças…
Claro. Sempre achei que as expectativas em torno dele eram exageradas sobretudo tendo em conta a herança que ele recebeu. Só terei palavra sobre a acção dele depois do mandato. Acho que tecer grandes análises num momento tão precoce é demagógico. Há que ter um pouco de paciência. E sim, não deixa de ser refrescante este tipo de comunicação direccionada em vez da usual desvalorização paternalista das camadas mais jovens muitas vezes implícita ou até explícita no discurso de muitos políticos.
Eu acho é que a Hillary tem perfil de Presidente e ele de Secretário de Estado… mas enfim… No mundo dos mass media ganha o carisma e não a competência… 😐